O Bjarke Ingels Group - BIG juntou-se a um grupo de investidores para firmar parceria com a ICON, visando impulsionar o uso da impressão 3D para a construção de residências dignas e resilientes em todo o mundo. Com o objetivo de contribuir ativamente nesta transformação que já está em curso, Bjarke Ingels afirmou que “a fabricação aditiva terá um papel transformador no futuro da construção”.
ICON, uma start-up com sede em Austin especializada em construção robótica, angariou fundos para "acelerar o desenvolvimento de suas impressoras e criar uma variedade de tipologias domésticas."
A primeira casa impressa em 3D da empresa foi construída em março de 2018, em Austin, Texas; e em 2019, a ICON lançou sua tecnologia Vulcan e realizou projetos nos EUA e no México. Este ano, a companhia imprimiu casas resilientes para grupos em situação de vulnerabilidade nestes dois países.
No início de 2018, não havia casas impressas em 3D na América do Norte e hoje, existem quase vinte [...] Prevemos maior agilidade nos próximos anos, trazendo a habitação para o século XXI. – Jason Ballard, co-fundador e CEO da ICON.
O BIG se uniu a um grupo de investidores que inclue, também, a CAZ Investments, Citi, Crosstimbers Ventures, Ironspring Ventures, Next Coast Ventures, Oakhouse Partners, Trust Ventures, Vulcan Capital e Wavemaker Partners. Bjarke Ingels comentou que:
com a ICON, desbravamos novas fronteiras – material, tecnológica e ambientalmente. A fabricação por robôs reduzirá a perda inerente que existe ao passarmos dos dados para a matéria, e nos permitirá fabricar casas em grande velocidade, com menos desperdício e com maior precisão do que hoje.